Estarás preparado para adotar um cão?
19:49:00Queres adotar um cão mas ainda não sabes se estás pront@ para essa responsabilidade? Este post vai ajudar-te!
Ter um cão é ter um amigo fiel e companheiro que nos acompanha nos bons e nos maus momentos e que nos enche os dias de alegria. Mas essa decisão deve ser bem ponderada e consciente!
A verdade é que quando decidimos adotar um cão, ou qualquer outro animal, temos de ter a certeza daquilo em que nos vamos meter!
Antes de mais, aconselho a que consigas responder a 3 perguntas básicas:
♡ Tens tempo disponível para o teu futuro Patudo?
Os cães são animais sociais e altamente dependentes, carentes de atenção e de estímulos.
Se o teu estilo de vida implica passar pouco tempo em casa, e, consequentemente, o teu Patudo passar muitas horas sozinho, então um cão pode não ser o animal de estimação ideal para ti.
Se, por outro lado, procuras uma desculpa para passar mais tempo no exterior, a fazer actividades ao ar livre, como exercício, então o companheiro canino e o seus passeios diários podem ser mesmo o estímulo que faltava na tua vida.
Conta com, pelo menos, 2 passeios diários e ainda cerca de 1 a 2 horas por dia para brincares com ele, dares-lhe mimos e limpares os espaços dele.
♡ Tens espaço suficiente?
Antes de mais, é importante salientar que se vives num apartamento, será boa ideia certificares-te se o condomínio permite a aquisição de animais de estimação.
Se tens espaço exterior, a que ele terá acesso, convém certificares-te de que não há objectos ou plantas a que ele tenha acesso e que possa estragar ou que lhe possam fazer mal.
Outro aspecto muito importante é adequar o espaço que tens ao tamanho e nível de actividade do teu Patudo!
Além disso, não te esqueças de que mesmo que um cão tenha jardim ou quintal, deve passear todos os dias, para gastar energias e fortalecer a relação com os donos!
♡ Consegues suportar as despesas?
As despesa de um cão são geralmente proporcionais ao seu tamanho. Tanto comida, como medicamentos, banhos, etc, serão tanto mais dispendiosos quanto maior for o teu Patudo.
Quanto aos cuidados de saúde, as maiores despesas tendem a ocorrer no primeiro ano de vida com as primeiras vacinas, colocação do microchip, esterilização/castração. Entrando, na idade adulta as despesas costumam ser apenas relacionadas com vacinação e desparasitação (excepto pequenos percalços que possam acontecer), voltando a aumentar depois quando o nosso companheiro envelhece, pois nessa idade é mais provável que fique doente.
É muito importante avaliares se consegues assegurar o bem-estar e felicidade dele durante toda a sua vida.
Se respondeste "Sim" a todas as questões, então força! Estás mais que preparad@ e consciente do que significa ter um cão e tomar conta dele!
Também é importante lembrar que:
♡ Adotar um Patudo é arranjar um amigo para a vida toda! Ele vai ser o companheiro mais leal, compreensivo e dedicado que alguma vez terás! Ele vai gostar de ti acima de todas as coisas!
♡ Ele passará a ser mais um elemento da tua família, que partilha as tuas rotinas e deve ser incluído nelas. Os passeios, exercício, dar de comer, pentear e levá-lo ao médico são responsabilidades que terás de ter.
♡ Por vezes também se portam mal, fazem disparates ou estão mal dispostos, mas nessas alturas também temos de ter paciência e perder tempo a educá-lo, corrigi-lo e perdoá-lo.
E é natural que fique doente de vez em quando e que envelheça, sendo por isso esperado que faças tudo ao teu alcance para que fique melhor e esteja o mais confortável possível em todas as fases da sua vida.
Fornecer-lhe uma alimentação equilibrada;
Fornecer-lhe acesso aos melhores cuidados de saúde, exercício e brincadeira, tanto connosco como com outros animais, na forma e quantidade apropriada;
Disponibilizar-lhe as instalações adequadas para que possa descansar e estar confortável;
Estes são apenas alguns dos factores que contribuem para que o teu Patudo seja um cão feliz!
Fornecer-lhe acesso aos melhores cuidados de saúde, exercício e brincadeira, tanto connosco como com outros animais, na forma e quantidade apropriada;
Disponibilizar-lhe as instalações adequadas para que possa descansar e estar confortável;
Estes são apenas alguns dos factores que contribuem para que o teu Patudo seja um cão feliz!
Agora estás mais que pront@ para ires buscar o teu novo Patudinho?
Ah! E não te esqueças: Não compres, adota! Há muitos Patudos a necessitar de um lar!
0 comentários
Muito obrigada pelo teu comentário. A tua opinião é sempre muito importante!
Espero ver-te por aqui em breve!